Android – Instalando uma IDE


Bem vindos a uma nova série de artigos, onde iremos tratar especificamente da linguagem de programação Android. O objetivo não é teorizar muito sobre o assunto e já partir para a parte prática mesmo.

Futuramente, iremos agregar essa programação com outras plataformas, o que nos permitirá criar aplicações interessantes e direcionadas para cada objetivo.

 

A linguagem de programação Android é muito empregada em smartphones e tablets. Rodando em um sistema operacional Linux, e utilizando-se basicamente da linguagem de programação Java, evidencia-se como uma linguagem muito versátil para diversas aplicações. Na era dos dispositivos móveis, o que mais se tem são aplicativos desenvolvidos para se atender as mais variadas necessidades.

Sem mais delongas, vamos partir para os passos necessários para você instalar e configurar o ambiente de desenvolvimento, para que assim esteja apto para desenvolver suas primeiras aplicações.

Atualmente temos duas plataformas para a programação em Android. Uma conhecida como Eclipse e a outra como Android Studio.

 

Eclipse

1º Passo: Fazer o download das ferramentas necessárias. Baixe a versão correspondente ao seu sistema operacional.

 

– JDK

Link: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk8-downloads-2133151.html

– SDK (kit de desenvolvimento para aplicações android)

Link: http://developer.android.com/sdk/index.html

– Eclipse (Ambiente de desenvolvimento)

Link: https://eclipse.org/downloads/

– Plugin ADT

Sua instalação será explicada posteriormente.

 

2º Passo – Não há muitos mistérios quanto a instalação das ferramentas, em princípio basta você avançar as telas com as opções já padronizadas.

– Instale o JDK.

– Em seguida instale o SDK.

– Com relação ao Eclipse, não é necessário instalá-lo, apenas tem de descompactar o arquivo baixado.

 

3º Passo – Ao abrir o Eclipse será aberta uma tela semelhante a que está abaixo. Basta que você informe um local para armazenar sua área de trabalho, onde ficará seus projetos.

 

workspace

 

 

– Ao abrir o programa, vamos agora instalar os componentes do plugin ADT.

– Clique na aba HELP > INSTALL NEW SOFTWARE > ADD.

– Deixe conforme a figura abaixo. Clique em Ok. Depois os componentes que apareceram, selecione e prossiga com a instalação. Quando concluído finalize e reinicie o Eclipse.

 

Adt.

 

 

4º Passo – Agora vamos instalar os pacotes necessários com relação as versões do android. Conforme figura abaixo, clique no botão em destaque, o SDK Manager. Ao abrir você verá vários componentes para instalar. No meu caso apenas instalei alguns componentes que já são mais que necessários para habilitar a IDE para o desenvolvimento.

– No componente Tools, ficou instalado o “Android SDK tools, Plataform Tools e Build Tools”;

– Também instalei a última API do Android disponível, no caso a API 21. E também uma versão da API 10(2.3.3).

– No componente Extras além de algumas opções já virem instaladas por padrão, também marquei o “Google USB driver”, pois será necessário caso queira executar os programas direto em seu smartphone, sem a utilização de um emulador.

 

SDK

 

 

Android Studio

 

Recentemente a Google lançou uma nova plataforma de desenvolvimento para Android. Caso você opte por baixar o Android Studio, não há a necessidade de baixar nenhuma ferramenta adicional, além do JDK, pois na instalação o mesmo já irá baixar os plugins necessários. O Android Studio está rotulado como a IDE oficial para o desenvolvimento de aplicações em Android. A página é a mesma onde constam outras ferramentas como o SDK. Abaixo você pode observar a interface do programa.

Link: http://developer.android.com/sdk/index.html

Android Studio

 

 

Emulador

Independente da IDE que você escolher será necessário ter um emulador, para que assim possamos testar nossas aplicações.

Para configurar um emulador é muito simples, clique no ícone conforme a figura abaixo. Ele fica geralmente ao lado do ícone do SDK.

 

emulador

 

 

 

Em seguida clique em CREATE no lado direito. Depois de preencher algumas informações como nome, target, skin, teremos uma tela semelhante a abaixo. Em seguida após clicar em OK, teremos o nosso emulador pronto, basta apenas clicar em START para iniciá-lo.

 

EmuladorConfig

Emulador iniciado

 

Assim já temos nossa plataforma pronta para começar a criar nossas primeiras aplicações em Android.

Fique ligado, nos próximos artigos você aprenderá os primeiros comandos desta incrível linguagem de programação, até breve!

Inscreva-se para ficar atualizado!

Inscreva-se agora e fique por dentro das novidades do site

Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.