Automação residencial com Android, Bluetooth e Arduino 4


Bem-vindo a mais um projeto aqui na EletronWorld. Hoje vamos colocar pra funcionar a comunicação entre um telefone smartphone com sistema Android e um módulo bluetooth conectado ao Arduino.

 

Da mesma forma como fiz o post sobre automação com NRF24L01, estaremos agora desenvolvendo um projeto utilizando bluetooth. Este também é um projeto muito interessante, pois você poderá utilizar estes conhecimentos para fazer por exemplo, um projeto mais elaborado de automação residencial com este tipo de comunicação.

 

Portanto para este artigo, teremos dois programas desenvolvidos como veremos a seguir. Nosso módulo bluetooth estará conectado a plataforma Arduino e estará aguardando os comandos pelo nosso programa de controle desenvolvido em Android. Para fins de teste da comunicação vamos também colocar um led, que irá ligar ou desligar conforme o comando recebido.

 

Circuito

 

Confira abaixo, o esquema de ligação do circuito. O módulo bluetooth que estou utilizando é um HC 06 e ele pode ser alimentado com 5 V. Com relação ao nível de sinal, o módulo que tenho trabalha com 3,3 V, por isso você deve empregar um típico divisor de tensão para não ultrapassar essa tensão.

E como comentei antes temos um resistor e um led que servirá de indicativo da comunicação do nosso programa. Confira como ficou a ligação:

 

Esquema

Figura 1 – Circuito com led e Bluetooth

 

Código Arduino

 

 

Código Android

 

No código do programa feito no Android, você terá de fazer uma alteração. Portanto você terá de ter o Android Studio instalado em seu computador e acessar a linha de programação que você tem de alterar. A alteração que você tem de fazer é com relação ao endereço do dispositivo bluetooth, que consta quando você vai fazer o pareamento com o módulo. Por isso você deve alterar e colocar o endereço do seu dispositivo na linha correspondente que você verá no código.

A interface do programa é bem simples. Temos dois botões dos quais um irá ligar o led e o outro irá desligar. Observe nos códigos abaixo que, para ligar, estamos enviando o valor “1” e para desligar, estamos enviando o valor “0”. Desta forma ele corresponderá com o nosso código que está gravado no Arduino, como já vimos anteriormente.

 

Código Activity

 

Código do Manifest.xml

 

 

Código Layout.xml

 

 

Código do valor String.xml

 

 

TelaPrograma

Figura 2 – Tela do Programa Desenvolvido

 

A partir disso já temos nossos dois programas prontos. Neste primeiro circuito ao testar o led irá ligar ou desligar conforme o seu comando. Antes de demonstrar o vídeo na prática, irei demonstrar outro circuito utilizado para o controle de uma lâmpada. Acompanhe abaixo.

 

Controle de uma lâmpada

 

Dizem que se você liga um led, então pode fazer qualquer coisa. Não deixa de ser verdade, basta apenas que você dimensione o que você quer acionar. Portanto, agora, ao invés de um led, vamos ligar uma lâmpada. Algo mais próximo de um recurso envolvendo a área de automação residencial. Se você já viu o artigo que fala sobre o NRF24L01, vai observar que utilizarei o mesmo circuito de acionamento. Portanto o esquema ficará da seguinte forma:

 

“ATENÇÃO: Caso você queira montar esse circuito, mas você não tem muito conhecimento na área envolvendo a energia elétrica, se nunca ou pouco mexeu com isso, obrigatoriamente peça ajuda a quem saiba. ENERGIA ELÉTRICA NÃO É BRINCADEIRA, CUIDADO! ”

 

Circuito com lampada

Figura 3 – Circuito de Acionamento

 

Não haverá mudanças no nosso código no Arduino. Apenas iremos substituir o resistor e o led pelo circuito acima.

 

Prática

 

 

Inscreva-se para ficar atualizado!

Inscreva-se agora e fique por dentro das novidades do site

Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 pensamentos em “Automação residencial com Android, Bluetooth e Arduino