Desenhando no Display Nokia 5110 1


Uma maneira muito interessante de personalizar um determinado projeto que você esteja desenvolvendo com LCD, é criar gráficos no seu display. No artigo de hoje, aprenda como criar e exportar imagens para apresentar no display Nokia 5110.

Circuito

O circuito será o mesmo que utilizamos no primeiro tutorial do display. Acesse abaixo e confira a ligação:

Arduino – Display Nokia 5110

 

Criando a arte

Para fazer isso, irei utilizar o próprio Paint do sistema Windows. Você pode utilizar qualquer outro programa simples desta área. Ao abrir o programa, a primeira coisa que irei fazer é determinar a resolução. Nosso display possui 84 x 48 pixels, portanto defino este tamanho para a minha área de trabalho.

paint

Figura 1 – Configurando a área de trabalho

 

Agora clique na aba Formas, e crie um desenho qualquer.

 

SetaImg

Figura 2 – Figura criada para o display

 

Ao salvar a figura, coloque um nome e escolha a extensão bmp.

 

Convertendo a imagem

Para o nosso display interpretar corretamente a figura, teremos de fazer a conversão dessa imagem. Para isso vamos utilizar o programa LCDAsssistant, que você pode baixar no site do autor, link abaixo:

Download

 

LCDAssistant

Figura 3 – LCDAssistant

 

Abra o programa, depois vá em File > Load Image

Selecione a imagem que você salvou anteriormente com a extensão bmp.

Depois, vá em File > Save Output

Será solicitado um local para salvar. Coloque um nome, com a extensão “.c”. Em seguida você pode abrir o arquivo com o bloco de notas. Veja no exemplo abaixo para a minha figura, como ficou o código:

LCDAssistant

Figura 4 – Conversão

 

É interessante efetuarmos uma pequena alteração. Ao abrir o arquivo com o bloco de notas, coloque a palavra PROGMEM e inclua a biblioteca #include <avr/pgmspace.h>.  Assim, o código da imagem ficará da seguinte forma:

 

CodigoAlterado

Figura 4 – Alteração no código

 

Ao fazer isso, através deste modificador, estamos dizendo ao compilador que o código seja armazenado na memória flash, ao invés da SRAM.

 

Código

Agora que já temos os nossos arquivos de imagem que serão carregados no display, vamos para o código que iremos carregar no Arduino. Lembrando que estamos utilizando a biblioteca para o display Nokia 5110. Caso você não a tenha baixado, acesse o link abaixo, onde temos o primeiro tutorial com este display:

Arduino – Nokia Display 5110

 

 

O código estará fazendo referência aos nossos arquivos com extensão “.c”. Portanto para fazer o upload para o Arduino corretamente, os arquivos devem estar na mesma pasta que você irá salvar este código.

Prática

Depois de todos estes passos, as suas imagens já devem estar aparecendo no seu display Nokia 5110. Fiz um pequeno vídeo com a demonstração destes passos:

 

 

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Um pensamento em “Desenhando no Display Nokia 5110

  • Paulo Ferreira

    Como colocar um pequeno desenho :
    exemplo: tenho um valor de uma tenção 14.12Volts do lado quero colocar uma imagem pequena de uma bateria
    como faço . professor

    Abraço e obrigado