Automação Residencial e NRF24L01 4


Olá prezado leitor, prezada leitora. Trago hoje um projeto bem simples, mas que pode lhe servir de inspiração para você desenvolver projetos mais complexos e mais elaborados. O título faz alusão à automação residencial, porque acredito que você possa desenvolver um projeto referente a esta área, utilizando este consagrado componente que é o NRF24L01.

 

Inclusive certa vez utilizei este componente como parte de um recurso para um sistema supervisório que fiz integrado ao LabView, relacionado a um sistema de Automação Residencial. Mas isso fica pra outro dia, talvez eu faça um tutorial completo de como você pode efetuar essa comunicação.

Voltando ao assunto, nosso interesse hoje é desenvolvermos um projeto efetuando a comunicação entres dois módulos NRF24L01, que por sua vez estarão conectados cada um a uma plataforma Arduino.

 

NRF24L01

 

Este módulo é fabricado pela Nordic e trabalha na frequência de 2,4 GHz. A tensão de alimentação fica entre 1,9 e 3,6 V. Veja abaixo a típica disposição de pinos de dois modelos comumente vendidos:

 

Nrfgreen

Figura 1 – Módulo NRF24L01

nrfblack

Figura 2 – Módulo NRF24L01

 

Projeto 1 – Pisca Led

Neste primeiro exemplo faremos a comunicação entre os dois módulos, sendo que o resultado será um pisca led no circuito receptor.

 

Circuito

Abaixo temos os dois circuitos que serão utilizados. Um será o transmissor (Arduino Mega), e o outro será o receptor (Arduino Uno). Veja como fica as conexões:

Transmissor

 

Mega

Figura 3 – Circuito transmissor

 

TabelaMega

Figura 4 – Tabela de conexões do transmissor

 

Receptor

UnoExemplo1

Figura 5 – Circuito Receptor

TabelaNRF

Figura 6 – Tabela de conexões receptor

 

Código

Transmissor

 

Receptor

 

Projeto 2 – Controle liga/desliga de um led 

Circuito

Vamos fazer outra variação do circuito. Agora irei adicionar dois botões ao circuito transmissor. No circuito receptor manteremos o mesmo esquema do projeto 1, sendo que iremos apenas alterar o circuito transmissor onde um botão irá ligar o led e outro irá desligar. Abaixo você pode ver a alteração no circuito transmissor:

 

Exemplo2

Figura 7 – Circuito Transmissor Projeto 2

 

Código

Transmissor

Receptor

 

 

Projeto 3 – Controle liga/desliga de uma lâmpada

 

Agora vamos a mais um exemplo utilizando essa mesma configuração. Para exemplificar algo mais próximo de uma automação residencial, vamos controlar uma lâmpada. Para isso precisamos integrar uma complementação no esquema, adicionando um circuito de controle para a lâmpada.

 

Por isso irei utilizar um relé junto a um transistor para fazer as vezes deste circuito de ativação. No circuito do transmissor não há necessidade de mexer, você pode utilizar o mesmo circuito do projeto 2. Basta apenas efetuarmos as alterações no circuito receptor. Veja abaixo como ficará o esquema do receptor:

“ATENÇÃO: Caso você queira montar esse circuito, mas você não tem muito conhecimento na área envolvendo a energia elétrica, se nunca ou pouco mexeu com isso, obrigatoriamente peça ajuda a quem saiba. ENERGIA ELÉTRICA NÃO É BRINCADEIRA, CUIDADO! ”

 

Uno - Cópia

Figura 8 – Circuito receptor Projeto 3

Download da Biblioteca

 

Download Biblioteca

 

Prática

Para fechar com chave de ouro, veja o vídeo abaixo onde efetuei os testes dos três projetos apresentados aqui!

Inscreva-se para ficar atualizado!

Inscreva-se agora e fique por dentro das novidades do site

Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 pensamentos em “Automação Residencial e NRF24L01

  • maurício machado

    Ola amigo!
    tem uma maneira de ascender a lampada ao clicar no botão e apaga-la após clicar de novo?
    obrigado

  • Jader Bernardo Autor do post

    Olá!
    Acredito que sim. Teria que testar algumas condições com o circuito. Talvez você poderia utilizar uma variável como contador em uma condição if.
    Por exemplo ao ligar a lâmpada, cont = 1, aí quando receber o próximo comando, você poderia testar uma condição do tipo if (cont == 1) então apaga a lâmpada, pois o valor do contador informaria que ela já está acesa.