MSP430 – Osciladores e Clock – Parte II


Vamos dar continuidade com as aulas sobre osciladores e Clock no MSP430. Hoje teremos um segundo exemplo, onde efetuaremos algumas alterações no código do primeiro artigo. Vamos ao código!

Código

 

Considerações

Da mesma forma como fizemos na primeira parte, vamos compreender melhor o código com algumas considerações sobre cada linha de programação. Confira.

 

P1DIR  = 0x41;
P1OUT = 0x01;

Efetuamos uma pequena alteração, onde agora definimos como saída os bits 0 e 6 do Port1, que é onde se localizam os nossos leds. E P1OUT inicializa o bit 0, led vermelho, em nível alto.

 

BCSCTL3 |= LFXT1S_0 + XCAP_3;

Agora efetuamos uma alteração neste registrador em comparação com o do primeiro artigo. O comando LFXT1S_0 seleciona o valor 00b para os bits 5-4 deste registrador. De acordo com o datasheet, seleciona o cristal de 32768 Hz. Em conjunto, XCAP_3 seleciona o capacitor de 12.5pF, valor 11b. Veja na figura abaixo o destaque destes dois parâmetros.

RegisterBCSCTL3

Figura 3 – Registrador BCSCTL3

 

while(IFG1 & OFIFG)
{
    IFG1 &= ~OFIFG;
_delay_cycles(100000);
}

A condição while basicamente testa a flag no registrador IFG1. Dentro da estrutura, repetimos novamente a linha de programação para limpar a flag. No guia do usuário há uma recomendação de aguardar 50us após limpá-la para efetuar o teste novamente.

 

P1OUT = 0;

Com esse comando o led vermelho será apagado.

Os outros comandos são os mesmos já vistos no primeiro artigo.

 

Prática

 

 

 

Conclusão:

Se você acompanhou o primeiro artigo sobre esse assunto, percebeu que no primeiro código o nosso pequeno código pisca led era mais lento que neste segundo. Obviamente, já que no primeiro a frequência do clock era baseada no VLO (Very Low Power Oscillator – Frequência típica de 12 kHz). Já neste, utilizamos o cristal externo de 32.768 kHz, por isso temos um pisca led mas rápido.

 

Referências:

MSP430 LaunchPad Workshop

 

Inscreva-se para ficar atualizado!

Inscreva-se agora e fique por dentro das novidades do site

Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.