Neste artigo temos o objetivo de explanarmos uma breve introdução sobre as portas lógicas.

As portas lógicas são compreendidas no ramo da eletrônica digital. Um dispositivo digital tem um valor ou estado intrinsecamente definido. Ou seja, nos fundamentos dos circuitos temos valores bem definidos. A frase abaixo resumo bem esse conceito que temos na eletrônica digital.

Verdadeiro ou falso, aceso ou apagado, aberto ou fechado, 0 ou 1. “

Partindo dessa premissa temos os nossos níveis lógicos 0 e 1. Geralmente nos circuitos integrados podemos compreender isso como nível lógico baixo (0 V) e nível lógico alto (5 V). E com isso as operações através das funções ou portas lógicas.

Porta NOT ou Inversora

Essa porta lógica nega ou inverte o valor a ser testado. Ou seja se tivermos uma entrada com valor 0, sua saída será 1 e vice versa. Observe a simbologia e a tabela verdade dessa função.

 

Porta AND (E)

A função lógica AND, só terá em sua saída o valor 1, quando uma E demais entradas forem também 1. Para os outros casos teremos 0. A tabela abaixo exemplifica somente duas entradas mas podemos ter quantas desejarmos.

Porta lógica OR (OU)

Nesta porta lógica teremos o valor de 1 na saída se uma OU mais de uma entrada estiver em nível lógico 1.

As funções lógicas acima são basicamente a base da álgebra booleana. Desta forma podemos ter outras portas lógicas derivadas das mesmas. Vamos compreendê-las.

Porta lógica NAND

Essa porta lógica é basicamente uma negação da porta AND. Assim teremos os valores invertidos de uma típica porta AND, como se ela tivesse um inversor na sua saída. Observe abaixo.

Porta lógica NOR

Semelhante a anterior, só que nesse caso é uma negação da porta OR. Portanto teremos a saída invertida de uma típica porta OR.

Porta lógica XOR (OU exclusivo)

Nesta função, teremos o valor de 1 somente se as entradas forem diferentes. Assim, quando temos nas entradas valores iguais, sempre teremos 0 na saída.

Porta lógica XNOR

Essa porta lógica é o inverso da anterior. Ou seja, é uma XOR porém com a saída invertida. Desta forma nós teremos o valor de 1 somente quando as entradas forem iguais.