No assunto de hoje vamos ver o 555 na configuração biestável. Caso você não tenha lido, clique aqui para conhecer melhor as características deste CI, onde abordamos o básico.

Relembrando do artigo anterior, nesta configuração o 555 opera basicamente como um flip-flop.

Mas antes de mais nada, o que é um flip-flop?

Basicamente o flip-flop é um elemento de memória, ou seja, o mesmo permite que a informação seja armazenada. Futuramente teremos outros artigos que tratarão especificamente desse assunto com mais detalhes.

Por ora, o que é importante saber, é que empregaremos o 555 em uma determinada configuração que permitirá utilizarmos este conceito de memória e armazenamento.

SIMULAÇÃO

O esquema de montagem de nosso circuito pode ser visto na figura abaixo.

A simulação foi realizada no Proteus. No circuito, temos dois botões. Um deles pode ser considerado o nosso set e o outro o reset. Dessa maneira quando pressionamos o botão set, o nosso led acenderá, e como está utilizando o conceito do flip-flop, armazenará esse estado na saída. A única maneira de desligar o led é pressionando o botão reset, que por sua vez gravará esse estado na saída. Esse é o conceito de memória que comentamos no início do artigo.

FUNCIONAMENTO

Sucintamente o funcionamento do circuito se dá da seguinte forma:

Você pode consultar este artigo para observar melhor o diagrama de blocos do componente.

– Como você pode observar o esquema, temos dois botões que estão ligados ao pino 2 (gatilho) e ao pino 4 (reset).

– Desta forma quando pressionamos o botão ligado ao pino 2, teremos um nível lógico baixo. Por sua vez este nível lógico passará pelo comparador. Assim na saída deste comparador teremos nível lógico alto, em função do mesmo estar conectado de forma que temos (1/3) de Vcc.

– Com isso na saída do flip-flop teremos nível lógico alto, a qual será a nossa saída, e desta forma acenderá o led.

– Quanto ao reset não há mistério, pois como o próprio nome já diz, ele irá interromper o ciclo de operação, e assim retornaremos ao estado anterior em que o led estará apagado.

PRÁTICA

Vamos montar e testar o circuito na prática. Veja o vídeo do funcionamento abaixo.